Atletismo | Terra Esportes | 24/01/2007 12h48

Confederação de atletismo suspende atletas por uso de doping

Compartilhe:

Dois atletas receberam nesta terça-feira uma suspensão de dois anos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) por uso de substâncias proibidas, conforme as regras da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e da Agência Mundial Antidoping (WADA).

Sebastião Ferreira da Guia Neto e Matusalém de Lima já estavam afastados, desde que apresentaram resultados positivos em testes antidoping. O primeiro foi pego em uma competição militar realizada em 2005, e posteriormente foi absolvido em julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

No entando, a IAAF recorreu da decisão junto ao CAS (Tribunal Internacional de Esportes, com sede na Suíça). Por fim, houve acordo para a retirada do recurso entre a IAAF e o atleta, com acompanhamento da CBAt.

Como o atleta aceitou o resultado e já estava afastado das competições desde 18 de agosto de 2005, sua punição terminará no dia de 17 de agosto deste ano. O exame de Matusalém deu positivo no dia 22 de outubro de 2006, durante a realização de uma prova de rua. Ele declinou do direito à análise da amostra B e também não pleiteou a realização de julgamento do caso pelo STJD.

Como o atleta já estava afastado, preventivamente, desde 29 de dezembro, sua suspensão terminará em 28 de dezembro de 2008.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS