Atletismo | Lucas Castro* | 30/04/2019 15h59

Campo Grande recebe corrida de rua mundial pela primeira vez

Compartilhe:

Campo Grande recebe, no próximo domingo (5), a Wings for Life World Run, corrida mundial pela cura da lesão da medula espinhal. Esta é a primeira vez que a prova será realizada na capital sul-mato-grossense. A largada será em frente à Secretaria Estadual de Educação (SED), no Parque dos Poderes, às 7h.

A Wings for Life World Run é uma corrida que objetiva reunir corredores de todos os cantos do planeta para, juntos, ajudarem a buscar a cura das lesões na medula espinhal. De acordo com a organização mundial do evento, “cada pessoa a mais correndo por essa causa faz com que a busca pela cura se aproxime cada dia mais”.

A corrida que, tradicionalmente no Brasil, ocorre no Rio de Janeiro, desta vez também mirou Campo Grande como sede. É o que afirma o Israel Espíndola, jornalista do Correndo Juntos, coluna esportiva da rádio CBN Campo Grande. “Essa prova é organizada no mundo todo e, esse ano, conseguimos trazer para Campo Grande, não na forma física com o carro perseguidor, mas através do aplicativo vamos correr juntos por aquelas pessoas que não podem”, disse em entrevista à CBN.

Os “carros perseguidores” mencionados por Espíndola são os Catcher Cars veículos equipados com sensores, que, literalmente, perseguem os corredores, que por sua vez fogem dele, ao invés de correr para uma linha de chegada.

Segundo a organização mundial do evento, para a implantação dos “assombradores” automotivos, foi necessária uma nova tecnologia de rastreamento, para que milhares de corredores de todo o mundo pudessem ser classificados de forma justa. “Para garantir que a corrida de fato teria um final, os Catcher Cars aumentariam a sua velocidade em intervalos determinados até o último corredor ser alcançado”. Este é um dos diferenciais da prova.

O outro é que a prova ocorre ao mesmo tempo no mundo inteiro, no mesmo dia, no mesmo horário de largada. “O mundo todo largará às 7 horas, em ponto. As pessoas da China, do outro lado do globo, estarão correndo à noite e nós estaremos correndo aqui. Vai ser uma corrida muito legal e todo mundo tentando fugir do carro perseguidor”, ressaltou, à CBN, o administrador e atleta Luigi de Toninelo, um dos responsáveis por trazer a prova para Campo Grande.

“O grande objetivo é realmente a causa da busca pela cura do transplante da medula espinhal. Hoje, qualquer um de nós está sujeito a precisar dessa cura. 100% da renda vai para a fundação Wings For Life, organização internacional sem fins lucrativos que luta por esta causa e financia pesquisas científicas sobre o assunto”, acrescentou.

As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo “Wings for Life World Run” ou pelo site da organização (clique aqui). O valor é de R$ 130.

No dia 5 de maio de 2019, tanto cadeirantes quanto corredores sem cadeira de rodas começam lado a lado no trajeto. A única exigência: cadeirantes devem largar com suas cadeiras de rodas do dia a dia.

*Com informações da CBN Campo Grande e Wings for Life.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS