Atletismo | Com Fundesporte | 18/09/2019 13h17

Atletas quebram recordes e superam limites nos Jogos Escolares

Compartilhe:

Mais uma etapa concluída com sucesso, foram três dias intensos de muitas disputas nos Jogos Escolares da Juventude em Corumbá. Os alunos-atletas suaram a camisa e conseguiram quebrar muitos recordes e superar os desafios durante as provas, até mesmo o calor típico dessa época no Pantanal.

Resultados Gerais do Atletismo

Na etapa do atletismo realizada na pista do 17º Batalhão de Fronteira aconteceram inúmeras disputas.

No ranking geral da modalidade no naipe masculino (12 a 14) a equipe de Amambai foi a grande campeã, conquistando o maior número de vitórias e quebrando vários recordes, acumulando 65 pontos.

A delegação de Ponta Porã ficou com o 2º lugar nos resultados, com 53 pontos e a Capital garantiu a 3ª posição no quadro de medalhas, com 35 pontos acumulados. As provas foram: Lançamento do Disco (1 Kg), 100 metros c/ barreiras, Revezamento 4x75m, Salto em Altura, 75, Arremesso do Peso (4 Kg) e 1.000 m.

Já na categoria de 12 a 14 anos, feminina do atletismo as equipes que subiram ao pódio e levaram o troféu para casa com maior número de pontos foram, 1º lugar - Campo Grande, 61 pontos, 2º Lugar - Dourados, 45 pontos e 3º Lugar-Amambai com 28.

As disputas foram nos 80 metros c/ barreiras, Salto em Distância, Arremesso do Peso (3 Kg), Revezamento 4x75m, Lançamento do Disco (750g), 75 metros.

Na faixa etária de 15 a 17, as equipes de Campo Grande (62 pontos), Três Lagoas (49 pontos) e Dourados (37,5 pontos) subiram ao pódio e conquistaram os troféus de ouro, prata e bronze respectivamente, o resultado geral foi no feminino da modalidade.

Foram realizadas provas de Salto em Altura, 100 metros c/ barreiras, Salto em Distância, Arremesso do Peso (3 Kg), 200 metros, 800 metros, Lançamento do Disco (1 Kg), 100 metros, 400 metros, Lançamento do Dardo (500 g), 3.000 metros, Salto Triplo (7 metros), 100 metros, Revezamento 4x400m misto.

A equipe masculina da Capital também foi campeã no ranking geral do atletismo (15 a 17) com 72 pontos, a delegação de Dourados sagrou-se vice-campeã com 53 pontos e a equipe de Ponta Porã levou para sua cidade o troféu de terceiro com 49.5. Salto em Distância, 3.000 metros, 100 metros, Lançamento do Dardo (700 g) e Salto Triplo estavam entre as provas da categoria.

Destaques da modalidade

O atual campeão brasileiro nos Jogos Escolares da Juventude no lançamento de dardo, Yuri Moreira Benites, foi um dos destaques no atletismo. O atleta de Amambai venceu a prova dos 75 metros e quebrou 3 vezes seu próprio record no lançamento do dardo com a impressionante marca de 58,32 m. (mais da metade de um campo de futebol), Yuri está entre os favoritos da modalidade, representando a Escola Indígena de Amambai na categoria 12 a 14 e vai em busca do bicampeonato no Brasileiro.

Bruna Vieira de Jesus também é referência na prova, mais uma vez a atleta venceu a competição e quebrou seu record com a marca de 45,04. A campo-grandense já alçou grandes voos como atleta tanto no atletismo como no handebol. Integrante do Time Brasil já representou o Estado e o Brasil em diversas competições nacionais e internacionais, entre eles os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires. A atleta que coleciona medalhas vai com tudo para sua última participação na categoria 15 a 17.

Mais um destaque do esporte escolar sul-mato-grossense é o atleta Rafael Silva do Nascimento. Com a marca de 13 metros no salto triplo, Rafael sagrou-se bicampeão da prova, bateu o record que havia alcançado em 2018 e busca índice para o Nacional uma das promessas do MS.

Incentivo Esportivo

Yuri, Bruna e Rafael fazem parte do programa Bolsa-atleta do Governo do Estado que visa incentivar a prática desportiva em Mato Grosso do Sul reconhecendo os resultados obtidos e valorizando as mais diversas modalidades no alto rendimento.M

Oportunidades através do Esporte

Os jogos escolares proporcionam ao atleta oportunidades únicas, para Maicon Augusto Gomes Soares, representante de Sonora na prova de 400m do atletismo, mais do que ganhar medalhas o esporte mudou sua forma ver o mundo. “Eu sempre tive vontade de participar dos Jogos Escolares e neste ano consegui e para mim é uma honra representar minha cidade, uma experiência nova que exigiu dedicação durante o ano todo, tanto na escola como nos treinos. Além de bem-estar e saúde, a admiração dos meus pais e o apoio fez toda diferença, viam eu acordando antes das 5h por um objetivo, é preciso acreditar no potencial, focar em si, se Deus quiser quero continuar participando e incentivando os colegas e no futuro quero trabalhar com comunicação esportiva, acho demais”.

Maicon ainda complementa, “Os jogos proporcionam a descoberta de novos talentos, a Fundesporte e a Prefeitura de Corumbá estão de parabéns, trabalho bem feito, estrutura excelente, hotelaria e comida ótimas, pensando na saúde do atleta, na economia, empregando muita gente, projeto muito bem pensado”, destacou.

Outro exemplo é a profissional de Educação Física, Aline Rodrigues que realizou vários sonhos através dos jogos, a ex-velocista conheceu diversos lugares do Brasil através do esporte, bateu record e atualmente ensina para seus aluninhos da E. M. Izabel Corrêa de Oliveira de Corumbá, àquilo que aprendeu na Escola, amar as práticas desportivas seja ela qual for.

“Uma emoção muito grande poder acompanhar mais uma vez os Jogos Escolares da Juventude de MS, há 11 anos detenho o record (13,4) na prova de 80m com barreira, para mim um orgulho imenso, na época representando Porto Murtinho. O atletismo me levou a 4 vertentes, atleta, professora, técnica e agora árbitra na modalidade”, revelou Aline.

Realização: Governo do Estado via Fundesporte em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá através da Funec.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS