Atletismo | Gabriel Sato | 30/12/2019 11h26

Atleta de Camapuã participa de São Silvestre no dia 31

Compartilhe:

O camapuense Altemar Aparecido da Silva Matos está em sua fase final de treinos para competir na sonhada Corrida Internacional de São Silvestre, realizada anualmente na cidade de São Paulo no dia 31 de dezembro, e que leva este nome em homenagem ao santo. Popularmente conhecido em Camapuã-MS, município distante a 119 quilômetros de Campo Grande, como "Altemar Cabeleireiro", pois há décadas possui um salão de beleza na principal avenida da cidade, o atleta treina todos os domingos na rodovia BR-060 e almeja ficar no top 100 de sua categoria, de 45 a 55 anos.

A Corrida Internacional de São Silvestre é uma prova disputada por cerca de 30 mil pessoas no último dia ano, e é considerada a corrida mais tradicional e famosa do Brasil e da América do Sul. Em fase final de preparação, o camapuense revela que terá ajuda financeira de 12 amigos para conseguir competir na prova.

Aparecido começou a competir há poucos anos em pequenas distâncias e, agora, participa de diversas provas na sua categoria, acima de 50 anos. Além do atletismo, o cabeleireiro pratica futebol, futsal, futebol de sete e frequenta a academia semanalmente para manter a forma física. O atleta participa de provas que acontecem em Mato Grosso do Sul e busca competir nos eventos para manter o bom desempenho. Recentemente, na Maratona de Campo Grande deste ano, realizada no Autódromo Internacional da capital do estado e teve percurso tradicional de uma maratona com 42 quilômetros e 195 metros, o corredor ficou em terceiro lugar, garantindo mais uma medalha para a coleção, que ele guarda com carinho em sua casa.

Mesmo participando de competições durante o ano inteiro, o camapuense revela que seu foco está na prova do final do ano. "Meu alvo é a São Silvestre, tenho o objetivo de ficar entre os top 100 da minha categoria e espero representar bem minha cidade e meu estado. Vou até levar uma faixa para homenagear Mato Grosso do Sul e Camapuã".Mesmo participando de competições durante o ano inteiro, o camapuense revela que seu foco está na prova do final do ano. "Meu alvo é a São Silvestre, tenho o objetivo de ficar entre os top 100 da minha categoria e espero representar bem minha cidade e meu estado. Vou até levar uma faixa para homenagear Mato Grosso do Sul e Camapuã".

Expectativa do atleta é ficar no top 100 de sua categoria (Foto: Divulgação)

São Silvestre

A prova que começou em 1925 com distância de 8,8 quilômetros, só foi ter a participação das mulheres em 1975. A partir deste marco, a competição passou a ser mista. Atualmente, a prova conta com percurso de 15 quilômetros pelo centro da capital paulista e reúne cerca de 30 mil competidores.

No início, podiam participar apenas os brasileiros natos. O primeiro vencedor da competição foi o jogador de futebol Alfredo Gomes, que completou o percurso em 33min21s. Nos anos seguintes, a inscrição foi permitida a estrangeiros que moravam no Brasil, o que possibilitou ao italiano Heitor Blasi, radicado em São Paulo, ser convidado a disputá-la e vencer duas das primeiras edições da prova, em 1927 e 1929.

O maior vencedor, e também recordista da prova, é o queniano Paul Tergat com cinco vitórias. Entre as mulheres, a portuguesa Rosa Mota, com seis vitórias consecutivas nos anos 1980, é a maior vencedora geral. Entre os brasileiros, o título fica com Marílson Gomes dos Santos, com três vitórias.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS