Atletismo | Da Redação | 24/11/2020 10h45

Aos 15 anos, atleta de MS é vice no Brasileiro sub-18 de Atletismo

Compartilhe:

O atleta indígena guarani-kaiowá Yuri Moreira Benites, natural de Amambai (MS), foi prata na 11ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo, na prova de lançamento do dardo. Com apenas 15 anos, o jovem é uma das grandes promessas de Mato Grosso do Sul na modalidade. A competição foi realizada de 20 a 22 de novembro, no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP).

O amambaiense faturou a medalha de prata ao bater a marca de 61,04 metros. Com o resultado no interior paulista, o sul-mato-grossense mantém a liderança do ranking nacional e sul-americano sub-18 no lançamento do dardo. Ele representa a Escola Municipal Polo Indígena Mbo'eroy Guarani Kaiowá (em guarani, Oca Grande) e tem como técnico o profissional de Educação Física indígena Miller Borvão Samorio.

Benites faturou o bicampeonato brasileiro do dardo, na categoria de 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares da Juventude – Fase Nacional, em Blumenau (SC), em 2019. No mesmo ano, o jovem assegurou a prata no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, em Fortaleza (CE).

O bom desempenho do atleta em competições nacionais o garantiu na seleção brasileira de base, formada pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), para a disputa do 15º Campeonato Sul-Americano Escolar, realizado de 30 de novembro a 7 de dezembro de 2019 em Assunção, capital do Paraguai. Na competição internacional, Benites trouxe a medalha de ouro para o Brasil.

Já no Campeonato Estadual de Atletismo Sub-18 2020, realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no Parque Olímpico Ayrton Senna, em Campo Grande, o atleta de lançamento do dardo estabeleceu novo recorde ao alcançar 62,56 metros. A marca anterior da prova era de 55,03 metros, atingida em 2011 por Lauro Maycon da Silva Aval.

*Com informações da Fundesporte

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS