Esporte Ágil - 6º Encontro Técnico de Aikidô acontece neste sábado em Campo Grande
Artes Marciais | Da Redação/Com Assessoria | 30/05/2012 11h40

6º Encontro Técnico de Aikidô acontece neste sábado em Campo Grande

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Será neste sábado, dia 02 de junho, o 6º Encontro Técnico de Aikidô em Campo Grande promovido pelo Shusei Dojo, na rua Joaquim Manoel da Carvalho, 173; Vila Carvalho.

O Encontro será ministrado pelo professor titular da Confederação Brasileira de Aikidô – Brazil Aikikai, Ney Tamotsu Kubo Sensei. Ney é formado pelo Instituto Takemussu, possui graduação internacional de 4º Dan do Aikikai, com o título de Shidoin reconhecido pela Confederação Brasileira de Aikido.

Segundo Henri Martinez, um dos organizadores do evento, "é uma excelente oportunidade para atualizar e rever as técnicas e princípios do Aikido, com pessoa credenciada oficialmente".

"O 6º Encontro Técnico de Aikidô do Shusei Dojo promete ser um evento de muito aprendizado e enriquecimento técnico cultural, em prol do crescimento do Aikidô de Ueshiba (ÔSensei), em nosso estado", finaliza Heitor.

Mais informações (67) 9275-9274.

O Aikidô

O Aikidô é uma arte integrativa de origem japonesa fundada por Morihei Ueshiba na década de 1940. Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas.

Apesar de ser considerada uma arte marcial pela maioria dos praticantes, o próprio fundador denominou o Aikidô como sendo uma Arte da Paz:

"Aikidô não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)

O termo Aikidô é formado por três ideogramas em kanji que representam três conceitos diferentes:

 - O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japônes, AI também pode significar Amor.
 - O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.
 - O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.

No Aikidô não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes.

Tecnicamente, o Aikidô é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido.

Um dos princípios básicos do Aikido é a não-resistência, onde o praticante desenvolve a sensibilidade para acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS