Artes Marciais | Da redação/com Assesoria | 03/12/2014 08h53

10º Encontro Técnico de Aikidô acontece neste sábado

Compartilhe:

Campo Grande - Será neste sábado, dia 06 de Dezembro de 2014 o 10º Encontro Técnico de Aikidô em Campo Grande-MS, promovido pelo Shusei Dojo, localizado na Joaquim Manoel da Carvalho,173; Vila Carvalho.

O 10º Encontro Técnico de Aikidô será ministrado pelo professor titular da Confederação Brasileira de Aikidô – Brazil Aikikai, Ney Tamotsu Kubo Sensei, que vista pela terceira vez o Shusei Dojo.

Tamotsu Sensei, formado pelo Instituto Takemussu, possui graduação internacional de 4º Dan do Aikikai, com o título de Shidoin, reconhecido pela Confederação Brasileira de Aikido – Brazil Aikikai, na qual está presidida pelo Shihan Wagner Bull 6º Dan Aikikai.

Shidoin Tamotsu dirige o Shuguyo Dojo, um dos principais Dojos do litoral paulista, tem experiência de treino com grandes mestres, muitos destes foram alunos diretos do Fundador do Aikido Morihei Ueshiba, como Nobuyoshi Tamura, Yoshimitsu Yamada, Seiji Sugano, Doshu Moriteru Ueshiba, Hiroshi Kato, Massafumi Sakanashi, entre outros. Ele estagiou no Hombu Dojo do Japão em Tókio, além de treinar com os Mestres (Shihans) Kubota e Inagaki no Dojo de Iwama (local onde Ô Sensei Ueshiba morava e ministrava os treinos).

Shidoin Tamotsu é professor titular da Confederação Brasileira de Aikidô –  Brazil Aikikai, que adota o modelo de Aikidô adotado pelo Doshu Moriteru Ueshiba.

Aikidô - O Aikidô é uma arte integrativa de origem japonesa fundada por Morihei Ueshiba na década de 1940. Foi resultado de um amplo estudo, pesquisa e treinamento de diversas artes marciais japonesas. Apesar de ser considerada uma arte marcial pela maioria dos praticantes, o próprio fundador denominou o Aikidô como sendo uma Arte da Paz:

"Aikidô não é uma técnica para lutar com ou derrotar o inimigo. É o caminho para reconciliar o mundo e fazer dos seres humanos uma só família." - Morihei Ueshiba (O'Sensei)

O termo Aikidô é formado por três ideogramas em kanji que representam três conceitos diferentes:

- O ideograma AI traz o conceito de Harmonia, União, Integração. Foneticamente, em japônes, AI também pode significar Amor.

- O ideograma KI, também conhecido como Chi (China) ou Prana (Índia), traz o conceito de Energia, Energia Vital, Vida.

- O ideograma DO, conhecido também como Tao (China), traz o conceito de Caminho, Modo de Vida.


No Aikidô não há competições ou disputas. Os treinos geralmente são compostos por um aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes.

Tecnicamente, o Aikidô é composto por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos que são os meios por onde se praticam os princípios do Aikido.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS