Apartação | Lucas Castro | 29/01/2019 10h00

“Nosso coração bate junto, ela sabe o que sinto”, relata uma das mais fiéis competidoras do Derby e Derby Classic

Compartilhe:

“Foi a égua que mais me marcou. Eu falo que nosso coração bate junto, porque ela sabe o que sinto por ela”. Este é o relato carregado de emoção de Cintia Torales de Lima Estrada, ao reviver na memória a trajetória nas pistas e nas arenas ao lado de sua égua Miss Lil Jay.

A veterinária Cintia Estrada, que participa desde a primeira edição do Derby e Derby Classic, em 2015, é a prova verdadeira da íntima relação de amor e carinho entre homem e animal. Ela afirma que decidiu participar da Apartação, em 2009, pela fascinação que teve ao presenciar a sintonia entre cavaleiro e cavalo na realização de provas da modalidade. “Eu acho que é emoção, controle que a gente tem do animal, a ligação que ele tem como você e o que ele pode fazer sem que usemos a rédea. É impressionante a maneira que o animal cerca o boi sem qualquer equipamento de controle”.

Cintia Estrada (Foto: Emerson Freitas)

Assim como outros animais, a exemplo dos cães, os cavalos e éguas têm uma forma particular de se comunicar com seu dono, principalmente por ser um dos animais mais sensitivos do mundo. Há aqueles que dizem que se o dono sente, o animal sente também, na mesma intensidade. O simples toque da mão ou o tremular das pernas é o suficiente para saberem se quem os cuida está feliz, triste, apreensivo ou irritado.

Cintia acredita nisso. Miss Lil Jay não compete mais, está livre no pasto de sua propriedade. “Hoje, eu entro no pasto e ela vem até mim. Outra pessoa a chamá-la e ela não vai. Então, eu acredito sim nisso. E quando a gente estava na pista, ela sabia quem está em cima. Até me emocionou de falar dela”, desabafa a veterinária.

“Para mim, ela foi a égua mais especial, a que mais amei e me fez ganhar várias provas”, diz Cintia. E fez ganhar mesmo. Só no Derby e Derby Classic, Miss Lil Jay fez sua companheira subir ao pódio em quatro oportunidades. A primeira vez foi no Derby de 2015, na qual Cintia Estrada dominou a prova da Aberta Limitada e levou o título.

Cintia e Miss Lil Jay na Non Pro do Derby Classic Gruta Azul 2016 (Foto: Roberto Mattos/ANCA)

No ano seguinte, Cintia repetiu a primeira colocação na categoria Aberta Limitada, só que desta vez no Derby Classic. Ainda em 2016, Miss Lil Jay e Cintia alcançaram nota 76 e também faturaram o título da Non Pro. Este, sem dúvidas, foi o ano mais marcante para as duas na competição que abre a temporada nacional de Apartação.

Em 2017, no Derby Classic, Cintia e Miss atingiram o segundo lugar mais alto do pódio. Este ano também ficou marcado como o último das duas companheiras, irmãs, amigas, mãe e filha, amazona e égua, juntas, na competição da Gruta Azul.

Pode-se dizer, sem hesitar, que a amazona campo-grandense é uma das mais fiéis ao Derby e Derby Classic. Na quinta edição do torneio de apartação, neste ano, Cintia Estrada faturou o primeiro lugar na Aberta Limitada do Classic, com Play With This King e nota 75. Na Non Pro, veio também a terceira posição, com o mesmo animal e 71 pontos. Cintia levou para casa, no total, R$ 10.234,00.

Cintia mantém tradição de ganhar prêmios no Derby e Derby Classic da Gruta Azul (Foto: Roberto Mattos/ANCA)

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS